Social Icons


sexta-feira, 9 de maio de 2014

Lembra-se? - Documentário



            A origem desses videodocumentário se dá através de uma pesquisa sobre Anri Sala, artista albanês que trabalha com a plataforma de vídeos, cuja linguagem muitas vezes contemporânea desenrola uma discussão de bagunça e de tratar sobre a memória coletiva, trazendo à tona a lembrança.

            Anri Sala teve material seu exposto na 29ª Bienal de São Paulo, com a obra “Le Clash”, fazendo referência á banda “The Clash”. No vídeo, Sala mostra de diversos ângulos uma casa de shows de punk rock desativada, em Bordeaux na frança, enquanto ao fundo toca a música “Should I Stay or Should I Go” em uma caixinha de som. Essa continuidade transparece como reativar uma memória coletiva de pessoas que passaram por lá, sem ter que usar material propriamente relacionado aos eventos de lá.
            Ao produzir esse videodocumentario “Lembra-se?” (ou “Ensaios sobre a velhice”, como preferir) a intenção era de estar registrando acontecimentos e lugares que já não existam mais por algum motivo, sem precisar de mais algo além de uma pessoa fazendo o depoimento e um som, que para essa pessoa crie uma associação referente ao lugar.
            Como o trabalho de inspiração foi à obra de Anri Sala que mais cultua o movimento punk, é possível perceber nesse documentário que as historias lembradas, são em alguns momentos tendenciosas á historia do punk rock de alguma maneira e em algum lugar que essa pessoa presenciou.
            Para a edição desse documentário, devido alguns problemas técnicos eu usei o recurso dos videocassetes, de passar a imagem e fazer os devidos cortes, só então depois digitalizar o conteúdo sem transtorno.
            Agradecimento também a todos que colaboraram com a produção; Luciano Andrade Monna Latif, Luiz Carlos Barata, Carolina Fernanda, Ricardo Suzigan, Julia Caputti, Bruna Silva (que serviu de câmera), Luis Drayton, Mauricio Pasquotto e ao Miguel Rodrigues que fez essa colagem marginal, com arte urbana e surrealista da qual é o pôster do filme. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Blogger Templates