Social Icons


domingo, 21 de dezembro de 2014

☠ COL∆ O√ERRATED ☠ : Batman a série dos anos 60 com Adam West e Burt Ward




Nunca antes na história desse país,a série dos anos 60 do homem morcego ficou tão overrated quanto no próprio anos 60.Seja pelo lançamento do maldito Box ou pelos quadrinhos de Batman 66.Vamos tentar manter aqui um breve especial sobre esse produto audiovisual completamente derivado de uma cultura pop.

Muitos podem carregar o valor sentimental e especial pela série devido sua infância,enquanto outros podem achar que é uma fase do Batman que poderia simplesmente ser apagada da trajetória do morcego, mas se vamos começar falar sobre a série,é importante ressaltar que tudo na série é uma sátira; uma paródia dos quadrinhos de Batman,sim é verdade; a sua vida é uma mentira! Tal qual em 1967 fizeram um filme chamado Cassino Royale,que satirizava o personagem James Bond em uma divina comédia, é o que acontece com Batman.
Em relação á série,ou mais especifico o filme (que na capa do VHS do Brasil diz ter sido “O filme que deu origem a série”,sendo que o mesmo foi produzido em 1966 no intervalo da primeira para a segunda temporada) . O filme “Batman o Homem Morcego” resume um pouco de tudo que tínhamos na série,em um longa,é uma espécie de episódio com duração acima do limite (lembra do “filme” dos Simpsons,que era só um episódio de maior duração?).

Capa do VHS

O filme inaugura com uma experiência que irá refletir em um futuro (1997) de maneira desastrosa; a concepção de ter mais de um vilão,ou melhor de ter vários vilões unidos contra  nossos heróis,o objetivo deles é óbvio; hoje Gotham; amanhã o mundo. Na galeria de vilões temos; Coringa, Pinguim, Mulher-Gato e......O ENIGMISTA,algum tradutor resolveu nomear o então Riddler (conhecido como Charada aqui no Brasil) como Enigmista,não vejo como ponto negativo,só vejo o conflito de quando surge na série o vilão Puzzle, que também é chamado por Enigmista, felizmente eles não repetiram o erro e na série o personagem é chamado normalmente por Charada.
Quando eu disse que o filme teria um reflexo triste (em 1997) eu me refiro aos filme de Joel Schumacker do Batman,onde ele tentou fazer um revival do morcego de ’60. Na verdade em Batman Eternamente de 1995 já é possível perceber isso,e no filme de 1992 Batman o Retorno,já é possível perceber a junção de dois (três se você contar o Max) vilões.
A minha sorte foi de ter achado um VHS desse filme á venda em uma locadora e depois de um tempo,ter achado outro VHS em locadora,com algumas diferenças na capa sendo vendido por um preço ainda menor.Houve também o lançamento em DVD e se não me falha a memória, a ultima vez que vi esse filme sendo exibido em TV aberta foi pela Band em uma tarde do fim de semana.
Como peça de paródia e surgido em meio á uma cultura pop, perseguido por uma diretriz conservadora,a série é um clássico para garantir alguma diversão ou esboçar alguns risos. 

E agora? Será que vamos falar do épico "Feira da Fruta"?
Sabemos algo sobre episódios perdidos?
E o retorno para a bat-caverna? 
Não perca as respostas em um próximo bat-post,no mesmo bat-blog!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Blogger Templates